Choose your language:
:: EcoEsportes ::
Dúvidas Freqüêntes
  1. Porque aprender com a EcoEsportes?

    Na EcoEsportes nossos guias e professores realmente são credenciados a nível internacional e podem trabalhar em todo o mundo. A maior parte de nossos profissionais possui curso superior relacionado à área (turismo, Ed. Física, etc). Mantemos um update a cada 2 anos, ou seja de 2 em 2 anos nossos guias passam por uma reciclagem junto às Federações, revisando todas as técnicas, se atualizando com os novos procedimentos técnicos e novos equipamentos. A experiência de nossos guias é incomparável, chegando a atingir em torno de 360 travessias de cânions com um total de 4000 clientes em uma temporada de trabalho de 6 meses, resultando em 2 atividades de cânions por dia, como no caso dos nossos guias da Nova Zelândia e de alguns centros da Europa. Nossos profissionais atuam em diversas partes do mundo obtendo dessa forma uma bagagem enorme e conhecendo e passando por diversas situações diferentes o que elevam muito o grau de experiência. A maior parte de nossos guias fala no mínimo 3 idiomas, podendo atender com maior segurança a todos. Comunicação é muito importante no canyoning. Por termos guias por todo o mundo o nosso acesso a informação é enorme, obtemos informações sobre novidades ou acontecimentos no canyoning quase que em tempo real. Aumentando muito o nosso padrão de segurança. Todos, sem exceção, tem um conhecimento aprofundado em meteorologia e possuem a capacidade de prever uma atividade com condições meteorológicas seguras.

  2. Qual a importância dos certificados dos guias de vocês? Eu estou em risco aprendendo com os outros?

    Para maiores informações recomendamos a leitura do artigo de Walker Gomes Figueirôa, sobre a importância da segurança nos esportes de aventura. Este artigo pode ser encontrado nesse mesmo site.

  3. Quem é Walker Gomes Figueirôa?

    Praticante assíduo das atividades outdoor desde 1995, Walker atualmente é o único guia do Brasil credenciado internacionalmente como guia de canyoning pela Comissão internacional de Canyoning. Atual representante da Comissão Internacional de Canyoning no Brasil, Walker organizou em 2005 o primeiro curso da CIC na América latina, formando os 8 primeiros membros no Brasil, e expandindo a federação para o país. Já viajou por mais de 30 países do mundo em 4 continentes desenvolvendo suas atividades. No Brasil já participou de viajens por quase todo território nacional resultando em mais de 20 estados brasileiros percorridos com centenas de cursos para bombeiros, equipes de insdustrias, grupos especiais da polícia e aventureiros. Em setembro de 2006 teve o prazer de receber a vinda de 2 mexicanos ao Brasil que vieram exclusivamente para ter a oportunidade de fazer um curso de Canyoning de Alto Nível com o professor Walker. Criou e desenvolveu uma série de técnicas e equipamentos com trabalhos em parceria com diversas marcas. Coordena a única equipe brasileira de exploração em cânions de calcário. Foi o primeiro e único guia de canyoning brasileiro a passar em uma seleção para guias de canyoning em outro país. Walker participou de uma seleção mundial com apenas 4 vagas para guiar 2 tours de canyoning por dia durante 6 meses para 2 empresas na Nova Zelândia. Walker foi um dos 4 guias selecionados juntamente com 1 americano, 1 francesa e 1 suiço. Atuou como consultor do Ministério do Turismo do governo brasileiro, trabalhando junto com uma equipe de profissionais para o desenvolvimento do livro Turismo de Aventura ? Busca e Salvamento. Único especialista em espeleo auto-resgate do Brasil, formado pela Federação Francesa de Espeleologia, e um dos 3 Chefes de Equipe Internacional de Resgate em Cavernas do país. Único brasileiro residente no País que desenvolve cursos e atividades em diversos países e continentes. Autor de 2 livros de reconhecimento internacional. Credenciado para acesso por cordas em indústrias pela IRATA.

  4. Como a Ecoesportes possui preços tão baixos e mesmo assim consegue manter alta qualidade nos seus serviços e produtos?

    A EcoEsportes segue um conceito de mercado chamado de low cost low fair. Essa forma de concepção mercadológica é utilizada por grandes empresas nos EUA e Europa, consistindo em manter um baixo custo organizacional e estrutural da empresa, de forma que possa haver um melhor investimento na parte operacional.

  5. A EcoEsportes recebe algum patrocínio?

    Aproveitamos este espaço para agradecer as marcas que nos patrocinam ou já patrocinaram em algum momento. Nossos mais sinceros agradecimentos a:

    Spelaion - Marca brasileira de equipamentos
    Singing Rock - Marca de equipamentos da República Tcheca
    Lanex - Marca de cordas da República Tcheca
    Alpen Pass - Marca brasileira de equipamentos
    HB - Marca inglesa de equipamentos
    BY - Marca brasileira de roupas esportiva
    Montanha - Marca Brasileira de equipamentos
    Montana - Marca brasileira de equipamentos
    Cabana Santa Lavínia - Loja de cutelaria e sobrevivência
    Mundo Terra - Loja de equipamentos
    Jovem Pan - Emissora FM de rádio

  6. O que são cânions e como se formam?

    Cânions são vales estreitos em gargantas com vertentes veticais ou muito inclinadas. Normalmente com rios, corredeiras e cachoeiras, mas existem também cânions secos, os quais são muito interessantes, por possibilitar que possamos ver o que normalmente se esconde debaixo d?água. Normalmente dentro dos cânions estamos confinados entre 2 paredes de rocha, e isso torna o ambiente incrível e altamente técnico.

  7. Quais são as técnicas utilizadas e o que mais atrai no Canyoning?

    O canyoning é um esporte apaixonante. Realmente nos tornamos íntimos da natureza através das atividades em cânions. O grande prazer no canyoning está em percorrê-los, deslizando por enormes tobogãs e tirolesas, saltando em piscinas naturais, fazendo rapel em cachoeiras, flutuando e nadando em suas corredeiras, enfim superando todos os obstáculos anfíbios necessários para a travessia do cânion. Através do canionismo trabalhamos muito a sociabilização com outros desportistas e com o meio ambiente, superamos nossos medos, nossos limites, aprendemos a trabalhar em equipe, trabalhar a resolução rápida de problemas, encaramos nossos próprios desafios, aumentamos a autoconfiança e nos tornamos pessoas mais dispostas para o dia a dia, de forma que nossos problemas diários parecem bem menores do que descer um cânion confinado cheio d'água. Po essas razões muitas empresas atualmente investem no canyoning para seus funcionários, que acabam tendo um melhor desempenho no trabalho. Mais do que esporte, o canyoning é uma filosofia de vida onde aprendemos muito. Também uma ótima opção para fazer amigos.

  8. Como eu faço para me iniciar nos esportes de aventura como canyoning, escalada, e espelelogia?

    Bom, se você está lendo isso é porque você já esta no caminho certo. Buscando informações dos melhores profissionais e melhores cursos para iniciar a atividade. Aqui você também já está no lugar certo. Nosso conselho é que busque sempre os melhores profissionais do mercado exigindo os devidos credenciamentos internacionais e a qualidade do curso que você merece, garantindo assim sua segurança e a segurança de sua família e amigos. Comece pelos cursos de nível básico, uma boa base é essencial para um bom desempenho.

  9. Esportes de aventura tais como escalada, espeleologia, e canyoning são seguros? Quais os riscos dessas práticas?

    Todo esporte de aventura é um esporte de risco. A grande maioria dos acidentes ocorre por falta de técnica e de experiência por parte dos praticantes. Muitos praticantes acidentam-se completamente equipado por não saberem usar sua tralha com segurança, ou pior ainda, por confiarem nos instrutores errados. O treinamento constante e uma alta capacitação técnica são a chave para evitar-se acidentes. Sem dúvida nenhuma é possível praticar essas atividades sob um risco minimizado e controlado.

  10. O que é a Comissão Internacional de Canyoning?

    A CIC é o orgão máximo do canionismo no mundo, responsável por formar centenas de profissionais altamente qualificados para atuarem como guias e instrutores de canyoning. A EcoEsportes é a única empresa representante da CIC em toda a América Latina.

  11. Qual foi a maior descida de caverna realizada no mundo?

    Foi na Geórgia em Voronya na Caverna de krubera. Explorada por diversos espeleólogos, entre eles, russos, europeus, mexicanos etc. Atingiram a incrível marca de - 2280 metros de profundidade. Nenhum brasileiro esteve nessa expedição.

Walker...

  1. Qual a mais profunda caverna que você desceu?

    Gouffre Berger, França. - 1180 metros de profundidade, sendo o único brasileiro a atingir essa marca.

  2. Quais foram as maiores montanhas em que você já esteve?

    Foi na Cordilheira Blanca no Perú onde atingi 5 mil metros, no vulcão Iztaccihuatl no México, 4800 metros e no Mont Blanc, maior montanha da Europa ocidental com 4808 metros de altitude.

  3. Qual foi o maior cânion que você já desceu?

    Nos Alpes austríacos, o cânion Water World, uma impressionante formação que possui em torno de 40 rapéis em cachoeiras de diversos tamanhos, e 47 trabalhos de cordas, entre rapéis, corrimões e travessias. O desnível é em torno de 800 metros e nós subimos a montanha pelo mesmo teleférico usado pelos esquiadores. A temperatura da água estava em torno de 5 graus.

  4. Você já desceu algum cânion mais frio que o Water World?

    Sim, o cânion Oky Doky, também nos Alpes austríacos, a água corria direto do glaciar do pico das montanhas e chegava até nós com uma temperatura de 1 grau. Usávamos neoprene de 11 mm.

  5. Qual a caverna mais impressionante que você esteve?

    Golondrinas no México, é um rapel de 333 metros de altura dentro de um abismo. A entrada do abismo possuí em torno de 100 metros de diâmetro, e levei 1 hora e 3 minutos para subir todos esses 333 metros de volta.

  6. Quais as trilhas que mais marcaram suas viajens?

    Os 4 dias na Trilha Inca em Machu Pichu, Perú e 5 dias no Parque Nacional das Torres Del Paine, na patagônia Chilena.

Dúvidas Freqüêntes
Ecoesportes - Escola de Aventuras
copyright 2008 ecoesportes. todos os direitos reservados.
RUA JOÃO MIGUEL JAPUR, 36 JARDIM NOVA IGUAÇU - CEP: 13423-035 - PIRACICABA - SP
Fones: +55 (19) 3434-0535 / +55 (19) 3411-5605 / e-mail: ecoesportes@gmail.com